CONTEÚDO


Psicologia Geral

 

A construção do conhecimento psicológico

 

. Histórico da psicologia – as raízes filosóficas

. A construção do conhecimento psicológico, a análise de seus objetos e métodos de estudo na perspectiva do materialismo histórico e dialético.

. As principais escolas psicológicas e seus teóricos, contextualizados no momento histórico, em suas ações na educação, a partir do entendimento da relação do desenvolvimento com a aprendizagem.

– O Behaviorismo de Skinner

– A Gestalt de Koffka

– A Psicologia Genética de Piaget

– A Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky

– A Psicologia Infantil de Henri Wallon

 

As categorias da Psicologia Histórico-Cultural

 

. A multideterminação do sujeito, crítico e histórico

. Mediação

. Linguagem e pensamento: a formação das funções psicológicas superiores

. O desenvolvimento e a aprendizagem: a zona de desenvolvimento proximal

. Atividade

. A formação dos conceitos científicos.

 

As categorias da Psicologia da Infância

 

. A multideterminação do sujeito

. As relações entre desenvolvimento e aprendizagem

. O ato motor, a emoção e a inteligência

. O movimento, a emoção, a imitação e o socius ou outro.

 

Fundamentos Metodológicos do Ensino da Psicologia da Educação

A construção histórica do processo de interação social na família, na escola e na comunidade.

. Família, escola e comunidade

– Conceitos, ideologias e relações estabelecidas.

. A interação em sala de aula

– O grupo como construtor das relações.

– Autoridade e autoritarismo do professor na relação com aluno

– A integração das pessoas com necessidades especiais

. A afetividade nas relações humanas.

. O papel do erro na apropriação dos conceitos

. A sexualidade humana

. A importância do jogo para o desenvolvimento infantil

 

A produção social das diferenças no contexto escolar

 

. A produção do fracasso escolar

– Profecias auto- realizadoras

– Estigma e exclusão das diferenças de gênero, etnia e classe social.

As necessidades educativas especiais no contexto escolar (processo de aprendizagem)

 

. As dificuldades de aprendizagem

. A deficiência auditiva

. A deficiência visual.

. A deficiência física.

. A deficiência mental.

. Distúrbio global de desenvolvimento – transtorno de comportamento

Published in: on julho 18, 2006 at 3:49 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/conteudo-programatico/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: