INATISMO


A teoria inatista se fundamenta  em uma  concepção de ser humano inspirada na filosofia racionalista e idealista. O racionalismo se norteia pela crença de que o único meio para se chegar ao conhecimento é por intermédio da razão, já que esta é inata, imutável e igual em todos os homens. Para o idealismo, o real é confundido com o mundo das idéias e significados. Dar realidade às idéias, oferecer respostas ideais (de idéias) às questões reais ( Nunes, 1986, p. 25). É a forma de compreender a realidade, na qual o espírito vai explicar e produzir a matéria.

Enfatizando os fatores maturacionais e hereditários, essa perspectiva entende que o ser humano é um sujeito fechado em si mesmo, nasce com  potencialidades, com dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico.

Uma vez que é dotado de dons divinamente justificáveis, o ser humano, assim entendido, não tem possibilidade de mudança, não age efetivamente e nem recebe interferências significativas do social. Nada depois do nascimento é importante, visto que o homem já nasce pronto, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social. O ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade harmônica, hierarquizada, que impossibilita a mobilidade social, embora o discurso liberal a afirme.

Nessa perspectiva temos uma sociedade capitalista que valoriza o individual em detrimento do so­ci­al, gerando competitividade, acirrando as diferenças de classe, gênero e etnia.

O entendimento do desenvolvimento é baseado no pressuposto de que, ao aprender, o ser humano aprimora aquilo que já é inato avançando no seu desenvolvimento (o vir-a-ser). É um passo na aprendizagem e dois no desenvolvimento. Há uma expectativa de que o ser humano deixe desabrochar suas potencialidades e aptidões. A aprendizagem depende do desenvolvimento.

Na educação o papel do professor é o de facilitar que  a essência se manifeste, entendendo-se que quanto menor a interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno. Essa concepção de homem tem fundamentado pedagogias espontaneístas que subestimam a capacidade intelectual do ser humano, na medida em que o sucesso ou fracasso é atribuído, única e exclusivamente, ao aluno, ao seu desempenho,  aptidão, dom ou maturidade  (Rego, 1996).

A aplicação dessa concepção na educação gera imobilismo e resignação, pois considera-se que as diferenças não são superadas, uma vez que o meio não interfere no desenvolvimento da criança. Considera-se também que o resultado da aprendizagem é exclusivamente do aluno, isentando de responsabilidade o professor e a escola.

About these ads
Published in: on julho 18, 2006 at 3:38 pm  Comments (124)  

The URI to TrackBack this entry is: http://albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/inatismo/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

124 ComentáriosDeixe um comentário

  1. mande por favor para o meu e-mail está definição de inatismo.Estou fazendo um seminário sobre concepção inatista ( faço pedagogia ).

    obridaga,
    borongão

    • Gostaria que mim passasem uma amostra de um seminario falando sobre o inatismo ( aquisição da linguagem) esse é o tema gostaria que mim ajudasse a preparar este seminario.

      obrigada!

    • Quero agradecer, e espero q me saia bem no meu trab, usando seu recurso, e argumentos que me transferiram firmeza. Sua teoria é bem satisfatória e bem convincente foi um imesuravél prazer o usuflúir de um assunto muito belo como o seu, muito obrigado.

      • realmente é um imensurável prazer usufruir de assunto tão interessante.

  2. vaila

  3. se possivel gostaria de receber informação desse assunto

  4. ola sua uam rapariga do 11ºano e precisava de ajuda para um trabalho de filosofia. o trabalho é relacionado com este tema.
    poderia me explicar a famosa frase de platao “conheçer é recordar”?
    agradeço a sua atençao.

    • Todos nós possuimos uma alma, essa mesma, antes d entrar em nosso corpo se encontrava no mundo das idéis, lugar q da origem a todo nosso conhecimento. Tudo o q nós conhecemos, mais tudo mesmo, ja havia sido descoberto nesse tal mundo das idéias. Quando nossa alma vem para o nosso corpo toda nossa memória é apagada, ja possuímos o conhecimenoto, conforme o tempo vai passando e nós vamos vendo as coisas, ou “conhessendo”, na verdade não estamos conhecendo, mais relembrando uma coisa q ja haviamos visto no mundo das idéias.
      Espero q seja util pra vc isso, abraço

  5. trabalho de filosofia e sociologia .

    inatismo

  6. quero saber mais sobre esse assunto para apresentar um trabalho me mande um e-mail

  7. Gostaria de receber informações sobre psicologia Inatista e Maturacionais para trabalho desde já agradeço

  8. Sou professora de Ed. Especial e Informática, além de estudante de Serviço Social.
    Este post me ajudou bastante num trabalho de Socioogia.
    Obrigada

  9. manda para o meu e-mail falando sobre as ideias adventicias urgente faço pedagogia!!!

  10. Olá
    estou fazendO um trabalho
    sobre Inatismo pra escola..
    tOu na 7 série será q poderia me ajudar
    eh pa terça feira agora!
    ObrigadO

    =]

  11. Olá!!!

    estou fazendo um trabalho para a escola e estou precisando da ajuda de vcs..
    o trabalho eh sobre inatista(homem nasce pronto)
    eh para o dia 11 de junho..
    des de ja..OBRIGADA!!!

  12. olá estou fazendu um trabalho na escola sobre inatismo e empirismo tem como vcs mandar a bibliografia pra mim falandu dos dois assuntos que falei bjos obrigada des de já….

    atensiosamente
    TAÍS TELES

  13. nao gostei pois nao esplicou muito bem e queria saber mas sobre a pergunta do periodo?

  14. oq e inatismo?

    • eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  15. adorei este conceito pois me ajudou acompreender melhor a filosofiainatista
    Grata
    Ila Maria

  16. Gostaria de receber material sobre este assunto (inatismo voltado para a educação)

  17. A discussão proposta do inatismo é: se cria uma doutrina universal em que as idéias se encontram na alma desde o nascimento ,e que portanto ,não derivam de qualquer expêriencia ou seja nada está no intelecto que antes não tenha estado nos sentidos,atingir o inteligível propondo uma reflexão para o mundo da subjetividade para as certezas indúbitaveis,o fato de uma idéia que se encontra no homem tenha tanta realidade objetiva que quase chega a perfeição ,só pode originar-se de uma causa perfeita é necessário fundamentar a tolerância religiosa e filosófica dos empiristas,mas contudo vejo com uma certa reta razão,faço filosofia na PUC de Saõ Paulo…abração!!

  18. Bom estou fazendo um trabalho sobre o que é inatismo.só que vcs nao nós produz a resposta gostaria que vcs me mandassem a resposta pra mim.
    O QUE É INATISMO?

  19. site muito bom e concreto!!!!
    valeu!!!!!!!!!!!!!

  20. bom estou fazendo um trabalho sobre inatismo ,mas gostaria de mas informações sobre os principais representantes dele>>[ok
    aguado anciosamente!!!

  21. oi por favor me ajude preciso urgente de saber psicologos que se destacaram com o inatismo ou carencia proteica tem um trabalho para apresentar na 4 quarta feiar p´reciso saber tbm como o inatismo influencia na educação. me socorre pleasse.
    os-faço pedagogia

  22. oi!!

    estou fazendo uma sintese sobre este assunto (inatismo).gostaria que voce mandasse este para meu e- mail.
    desde ja agradeço!!!

    atenciosamente jordania graciano gomes

  23. star muito bom o assunto sobre o inatismo,tou preparando um seminario tbm com esse assunto so faltou falar do contexto historico e os principais filosofos

  24. falta falar sobre o contexto historico

  25. Mande por favor para o meu e-mail a definição de inatismo e relativismo ,pois estou fazendo um trabalho de filosofia.
    Desde já agradeço!

  26. estou fazendo o trabalho de filosofia sobre inatimo e queria saber sobre platao e soclates e fala um pouco sobre inatimo eo q é. agradeso se me respode mais rapido possivel pq amanha tenho q entregar o trabalho
    obrigado

  27. quero saber mais sobre inatismo

  28. estou fazendo um trabalho de artes sobre o inatismo
    quero saber o que inatismo

  29. Excelente link com a educação ao final do artigo. Parabéns!

  30. Quais são os pensadores inatistas e como esta se aplica à educação

  31. presciso saber tudo sobre a diferença entre inatismo e racionalismo,

    urgente

    agradeço: Alessandra

  32. Precisava de informação sobre a teoria inatista com a realidade, com a prática no dia à dia. Obrigado

  33. Olá,
    Estou estudando para concursos relativos ao magistério e gostaria de entender sobre a concepção inatista do desenvolvimento e aonde se aplicam as idéias de aptidão, prontidão e inteligência passível de medição, dentro do conceito inatista. Quem defendeu essa concepção?

    Obrigada!

  34. GOOD FOOD!!

  35. Olá preciso saber sobre as definições de inatismo e empirismo, mande para meu e-mail.

  36. Ola! eu preciso saber sobre as concepções do homem
    e do conhecimento.
    por favor quem poder ajudar.

  37. sendo o inatismo uma corrente filosófica, até que medida influnciará o mundo contemporâneo, onde o ser humano vive às correrias?

    Abração a todos.

  38. gostaria de saber mais; como o inatismo influencia a matematica, pois estudo e preciso para responder questões da faculdade. tenho presa

  39. Bom dia queria saber mais simplificado as teorias Inatista,imperista e interacionista
    E tambem se possivel falar de socrates q ele defenderia teoria inatista.
    Muito obrigado

  40. Oi por favor tenu um trabalho de filosofia na minha escola sobre o que achamos dos quatro pecados sociais que a igreja católica disse. E para conseguir falar minha opnião preciso urgentimente saber o que ´´e psicologia inatista.
    Vlw deis de já.

  41. queria saber o nome dos pensadores inatistas teria como mandar para o meu e-mail?Por favor presciso muito . Se puder conto com sua contribuiçao. e.aparecida.rosa@gmail.com

  42. Este texto é muito bom e gostaria de que me enviassem
    pois faço faculdade e será muito útil.
    Obrigada!
    Janete

  43. Oi gostaria de saber, o liga paradigma cartesiano, percepção e inatismo e empirismo. Alguem poderia me explicar?

  44. gostaria de receber assuntos sobre o tema INATISMO
    O QUE É?
    QUAL FOI A FUNÇÃO DO INATISMO NA EDUCAÇÃO FISICA?
    TUDO O QUE TIVEREM QUE FALE SOBRE INATISMO. OBRIGADO

  45. Olá!!!!!!!!!!

    Gostaria muito de saber em qual livro posso encontrar, pois preciso fazer um trabalho para facu……..

    Obrigado!!!!!!!!!

  46. Gostaria de ter mais informações sobre a concepção inatista,para um trabalho da faculdade.Preciso para terça.
    Obrigada

    • procure no site http/:josimarbessa.blogspot.com

  47. cara não intendii nada =X

  48. Oi..
    muito obrigada pela sua ajuda poi eu precisava fazer um trabalho de filosofia e isso me ajudou muito..
    xD

  49. Bom estou cursando Pedagogia, e vou apredentar um seminario.. estou com dificuldades nesta questão.

    A capacidade de planejamneto,raciocionio, são processos mentais considerados sofisticados e superiores e dão ao individuo a possibilidade de independencia em relação as caracteristicas do momento presente? Essa capacidade é inata? Por que?

    POr favor me ajudem…
    Obrigada…
    Janayna Martins

  50. Olá,
    Gostaria de saber se a teoria natista também é aplicada a crianças com deficiência.
    Obrigada

    • teoria é teoria é portanto uma idéia e uma forma de pensar as pessoas sempre querem contrariar ´por isso temos que aceitar porque isso explica de onde vem o conhecimento e aplica-se as crianças também deficientes ou não mas as crinças defficientes tem trabalhar a integração delas SOU ALUNO PEDAGOGO NIVEL 1 ROSELIO TITTON MARAU RS

  51. Além deste post será necessário mais pesquisa

  52. Além deste post será necessário mais pesquisa

  53. Obrigada,em relação ao aprendizado psicologia inatista pude chegar ás minhas pro´prias conclusões,sua idéia ajudou muito!!!

  54. Gostaria de saber qual o papel do professor na apropriação do conhecimento conforme o inatismo.
    Obrigada.

  55. Olá … bem não te conheço mas …
    ao buscar na net um conteudo que me ajudasse em uma pesquisa de Filosofia fiquei um tempão pesquisando…
    até que encontrei este site … que contém um conteúdo completo e que foi a solução do meu problema!
    Obrigada mesmo !!

  56. gostaria de saber qual a diferença entre as crianças da roça e das cidades?

  57. A contribuicao do site para um estudo das Teorias de Aprendizagem foi excelente!
    Obrigada

  58. olá faço filosófia estou no promeiro período..
    gostaria de saber sobre a psicanálise de freud e o behaviorismo…

    desde já agradeço!

  59. Eu gostaria de saber porque o inatismo defende que a existência da realidade está determinada pela existência a priori da verdade.
    Se puderem me responder ainda hoje eu agradeço!

  60. boa noite… como faço para representar o INATISMO através de figuras, e não de texto? obrigada.

  61. Olá faço pedagogia gostaria de saber um pouco mais sobre inatismo,tenho um trabalho pra apresentar.
    obrigado pela atenção.

  62. Olá estou na construção da minha monografia e preciso de mais informações sobre o inatismo e suas implicações pedagogicas. grata, Rosa.

  63. como o pensamento liberal toma concepções inatistas para formular uma pedagogia?

  64. ola nao estou fazendo trabalho de escola estou brincando no computador um pouquinho/ aaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  65. olá a minha professora de psicologia nomeou meu grupo para apresentaçao de um seminario sendo o tema inatismo.
    Trabalha com apostilas e na apostila dela tem tudo o que tem nesse site o aluno não pode copiar coisas da internet mas a professora sim,bom gostaria de mais informaçoes desse tema e tambem sobre alberto abreu desde ja agradeço.

  66. quero receber informações sobre essa concepção. Estou estudando para concursos…

  67. NEM INATISMO E NEM EMPIRISMO OU AMBOS?

  68. NEM INATISMO E NEM EMPIRISMO OU AMBOS? POR GENTILEZA ME RESPONDA, SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA. URGENTE

  69. por favor mande este resumo para meu e-mail presciso fazer um trabalho para facu……………………….

  70. Quais as consequencias que a concepçao inatista traz para a pratica psicopedagogica? por favor enviar resposta por e-mail. obrigada.

  71. Estou precisando urgente:
    Discussão das diversas concepções do homem,subjacentes às abordagens do desenvolvimento humano : O inatismo
    O ambientalismo.

  72. informações

  73. Obrigado pelas informações, que muito vieram acrescenta.
    Por pura curiosidade derepente cheguei ai neste saite que para nossa supresa as informações vieram muito acalhar. Gostaria de receber orientação sobre mediações para dessenvimento da parendizagem.
    ps.Estudo solitario.

  74. Oi ! Eu quero sabeer direitinho sobre o que ée inatismo.As idéiaas expostas acima não estão claras !

  75. Estou fazendo um trabalho pra facudade sobre concepção inatista, para ser apresentado sexta-feira.Por favor me de alguns toques sobre esse assunto.Obrigada!!!

  76. estou fazendo um trabalho pra escola sobre concepção inatista,para ser apresentado terça-feira.mas as ideias expostas não estau claras

    • a concepção inatista é providencial para a masoquista educação

  77. Olá, eu gostaria que me enviassem alguns materiais que falem sobre as teorias ambientalista e se não fosse pedir muito, madem com referencias, pois p-retendo usa-lo em TCC…
    obrigada !!!

  78. por favor me diga quem é o fundador da concepção inastista,mande para meu email
    agoraaaa por favor

  79. Adorei o artigo, muito bem elaborado.
    Faço o 2ºperiodo de Letras Português e agradeço a ajuda.

    Obrigada.

  80. Olá, muito bom esse post.
    Eu estava precisando para meu trabalho de filosofia.
    Seria possivel me manda mais sobre o assunta em meu e-mail?

    Grato,
    Anderson S. Lima.

  81. Muito bom! me ajudou bastante! obrigada

  82. gostaria que me mandasse mais coisas e nomes dos teóricos que criaram, e se submetem e/ ou reforça essa teoria.obg

  83. estou fazendo um trabalho da faculdade, poderia me auxiliar sobre inatismo, faco curso de pedagogia, desde ja agradeco pela colaboracao.

  84. quero fazer um trabalho de faculdade sobre o inatismo

  85. Olá, boa tarde

    Preciso de exemplos de construção de conhecimento inatista, imperista, construtivista e socio interacionista.
    preciso para poder elaborar um trabalho para a faculdade a ser entregue no dia 15/03 se tiver como me mandar esses exemplos pro meu e-mil lhe serei muito grata. nem que saiba um deles.

  86. ola Gostariia
    de frases inatistas

  87. Olá,

    Gostaria, se possível, de receber mais informações a respeito desse assunto. Estou em uma pesquisa para a elaboração e apresentação de um seminário para a universidade.

    Graduanda de Fonoaudiologia.

  88. preciso elaborar um texto dissertativo sobre o empirismo e o racionalismo, enfatizando as caracteristicas de cada teoria do conhecimento e suas contribuições as teorias da pedagogia.
    vcs podem me ajudar?
    grata

  89. GOSTARIA DE RECEBER ESTA MATÉRIA POR E-MAIL.
    OBRGIGADO.

  90. GOSTARIA DE RECEBER ESTA MATÉRIA EM MEU E-MAIL.
    OBRIGADO.

  91. Gostaria de saber a referencia do texto

    oBrIgAdA.

  92. Estudo Psicologia e gostei muito desse artigo
    Abraços

  93. bom, estou no segundo periodo de pedagogia na faculdade, e só agora com vcs que entendi resumidamente o que é inatismo.

    obrigada….

    vanessa freitas

  94. Quais as consequencias que a concepçao inatista traz para a pratica psicopedagogica? por favor enviar resposta por e-mail.

    obrigado

  95. Olá, tenho que fazer um síntese do filme O Elo Perdido com base nas concepções inatista, ambientalista e interacionista. Como devo fazer?

  96. ola gostaria de receber se possivel quais as principais
    concepções sobre inatismo e empirismo, obrigado pela atenção

  97. gostaria de receber informaçoes sobre psicologia e educação?tem como me ajudarem?

  98. se posiciona contra o que defende o inatista, é ir de encontro com certos principios definidos, que recai na questão do ser ja ser moldado ou definido mesmo em condição de embrião. Como aquisição da linguagem que é inato a todo os humanos, a tecnica de se falar em conformidade com a gramatica prescritiva, é apenas uma aprimoração do dom que todos apresentam.

  99. Eu sou um ignorante, só faço os meus trabalhos copiando da internet. E aqui é uma mina. Valeu!

  100. Quem são os representantes do Inatismo,empirismo,piaget e vigotsky.

  101. Estudo pedagogia na uerj e estou muito confusa em relação as consequências da concepção inatista para a educação me ajudem :)

  102. cade os principais filósofos do inatismo nao encontrei
    ta faltando valeu

  103. queria que mim enviase um planejamento escolar com base no inatismo,empirismo e interacionismo.

  104. QUERO SABER SE TEM COMO VOCES ME AJUDAE.
    PRECISO DE UM TRABALHO DE FILOSOFIA SOBRE, O ( INATISMO E EMPIRISMO ), COM INTRODUÇÃO, DESEMVOLVIMENTO, CONCLUSÃO E BIBIOGRAFIA ) ME AJUDE POR FAVOR.
    DESDE JA AGRADEÇO A TODOS.
    E QUE DEUS ABENÇOE……

  105. VOU FAZER UM SEMINÁRIO SOBRE INATISMO ME AJUDEM.

  106. IMPOSSÍVEL NÃO ENTENDER O TEXTO, QUE ESTÁ ESCRITO DE FORMA CLARA E MUITO BEM EXPOSTO. PARABÉNS.

  107. Gostei muito do documento, foi esclarecedor, pertinente e revelador. Vou indicar para os meus colegas de história. Parabéns. Se for possível, mande essa defimição de inatismo para o meu email.

  108. Gostaria se possível que mim ajudasse a elaborar um seminário falando sobre o pensador Gardner.

  109. por favor mande para meu email uma relação de pensadores que se alinharam a corrente inatista.
    obrigada

  110. Por favor, qual são as consequências do conhecimento inatista? Por favor me mande logo a resposta preciso fazer um trabalho sobre isso. Seja o mais claro e breve possível. Eu agradeço!! Um abraço!!♥

  111. oi tenho de fazer um trabalho na faculdade sobre o inatismo tenho de defender o inatismo vc pode me ajudar !obrigado espero resposta!

  112. explicações e definições claras e objetivas,que me proporcionaram um entendimento rápido e de fácil aprendizagem sobre o assunto aqui abordado e de pleno interesse meu para prova que se realizará amanhã.
    Agradecida,Luma Lins.

    • bacana

  113. Estou preparando um seminário sobre Inatismo, e gostaria de saber quais os principais defensores dees teoria. Por favor, envie um email

  114. Esse site é muito boom encontrei nele tudo que eu queria eu tinha que fazer um resumo para minha aula de psicologia, para me ajudar na matéria e com ele encontrei o que eu desejava obg! :D

  115. Gostaria se que especificasse e um pouco mais sobre o Inatismo, de uma forma que um trabalho sobre o tema não deixasse passar nenhum assunto importante, Muito obrigada :)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: